
Atrasou a vacina do seu pet? Saiba o que fazer!
A saúde do seu animal de estimação é uma prioridade, e parte fundamental disso é manter suas vacinas em dia. No entanto, às vezes imprevistos acontecem e podemos acabar atrasando a aplicação de alguma vacina. Mas não se preocupe, vamos entender o que fazer nessa situação e por que é tão importante manter o calendário de vacinação em dia.
A vacinação é uma medida preventiva importante, que mantém os cães protegidos contra uma série de doenças graves, como raiva canina, cinomose, leptospirose, entre outras. Entretanto, alguns tutores acabam perdendo o prazo e deixando as vacinas de cachorro atrasadas.
Mas, afinal, quais são os riscos desse hábito?
Por que é importante manter a vacinação em dia?
Por meio de diferentes métodos, cada vacina induz o organismo dos cachorros a produzir anticorpos para um ou mais agentes patógenos (causadores de doenças). Então, o que acontece se atrasar a vacina de cachorro?
Infelizmente, a quantidade de anticorpos para cada agente patógeno vai diminuindo com o tempo. Então, os reforços de vacina anuais têm como objetivo restabelecer essa produção, mantendo o organismo protegido. Por isso, vacinas de cachorro atrasadas podem comprometer a imunidade.
Sendo assim, é imprescindível respeitar as orientações do médico-veterinário quanto ao intervalo entre uma dose de vacina e outra. Dessa forma, você impede que a quantidade de determinados anticorpos fique baixa, a ponto do pet não estar mais protegido.
O que fazer em caso de atraso?
Se você está com a vacina do cachorro atrasada por qualquer motivo, é interessante conversar com um médico-veterinário. Em geral, para cães que já passaram pelo protocolo vacinal completo quando filhotes, não é preciso recomeçar tudo de novo. Basta levar o pet para ser vacinado o quanto antes.
Já no caso de vacinas de cachorros atrasadas desde as doses iniciais (aplicadas em filhotes), a situação é bem mais delicada e exige atenção especial. Falaremos mais sobre esse tema no próximo tópico.
Primovacinação de filhotes: o que fazer em caso de atrasos?
Atrasar vacina de cachorro é sempre arriscado. Porém, tratando-se do primeiro contato do filhote com as vacinas, é importante redobrar a atenção e seguir as orientações do médico-veterinário o máximo possível.
Afinal, os bichinhos estão se desenvolvendo, e vacinas de cachorro atrasadas nessa fase são um problema. Sendo assim, pode ser necessário reiniciar o protocolo de vacinação desde o início para evitar que o filhote seja contaminado por qualquer tipo de doença.
Qual é o intervalo entre uma dose de vacina e outra?
“Vários fatores são determinantes para definir o melhor intervalo para cada paciente”, “Entre eles, a idade, a data do início da vacinação, a condição geral de saúde do pet, o ambiente em que vive e o estilo de vida que leva”.
A veterinária ressalta o seguinte: “pets que apresentam maiores riscos de contrair doenças prevenidas com a vacinação têm mais chance de precisar de um intervalo menor”.
O calendário calculado pelo veterinário é feito sempre com o intuito de aumentar o tempo de imunização. “Não temos a certeza do momento em que o filhote apresentará a janela de vulnerabilidade (redução de anticorpos maternos). Por isso, é importante seguir as orientações do especialista para evitar a contaminação”.
Como proceder em caso de atraso de alguma dose?
Mas “por quanto tempo posso atrasar a vacina do cachorro?” Se você chegou aqui e ainda está com essa dúvida, saiba que o intervalo máximo entre cada dose é de 30 dias.
“No caso de filhotes, ultrapassar esse limite pode significar recomeçar todo o protocolo, seguindo o número de doses necessárias”, explica a Dra. Natália. Isso segue as recomendações veterinárias para os 16 primeiros dias de vida dos pets.